menu

links

5/26/2010

Ô dotô! Não pode pará aqui não!

O Guarizo me convidou para começar uma coluninha semanal aqui no 4e20. Pra falar a verdade, eu nunca gostei muito de ficar falando sobre incenso, bandeira da Jamaica e essas coisas de 4 e 20, mas isso é só porque eu sou velho e ranzinza. Por isso, a primeira coisa que eu perguntei pro Guarizo antes de começar era se eu podia escrever qualquer merda. Em resposta eu recebi um joião! Isso foi tudo o que eu precisava como incentivo.


Há alguns anos, eu me mudei para um país com uma cabeça muito mais aberta em relação a maconha do que o Brasil (e não, Amesterdã não é um país.) O Canadá é o país com a maior população que fuma maconha do mundo; 25% das pessoas entre 16 e 65 anos fumam DUBÃO regularmente. Cara, isso significa que de quatro nego que você pega na rua aqui, um provavelmente está chapado!
Recentemente eu me mudei pra Vancouver.A cidade é conhecida por ter ao mesmo tempo as praias mais bonitas do Canadá e as melhores estações de ski do mundo. Para acompanhar essas belezas naturais, a região também é conhecida pela sua cannabis e por seu maior porta-voz, The Prince of Pot: Marc Emery.


Um dos grandes eventos aqui de Vancouver ocorre—adivinha quando?—no dia 20 de Abril, conhecido no resto do mundo como 4/20. Com a minha educação brasileira de que a erva é coisa de maloqueiro, eu fiquei completamente perdido quando fui participar da manifestação em favor da velha maconha e vi crianças, aposentados, militares, politicos (teve uma hora que eu jurava que o Sarney tava lá!), médicos e advogados. Tudo isso no meio de uma praça pública, em frente ao museu mais importante da cidade e mais importante: com o apoio da prefeitura. Eu nunca tinha visto tanto tipo de erva na minha vida: OG kush, Blueberry weed, Pineapple kush, Afghan kush e até uma nova chamada Tuna kush. Coisa de doido.



Não lembro muito bem onde estava a outra metade da bandeira


Assim que a primeira brisa passou, eu parei pra pensar no óbvio, “Caralho, e se os policiais resolverem meter todo mundo no xilindró? Tem um hippie vendendo 1kg de haxixe do meu lado! FODEU.” Claramente eu tinha fumado a coisa errada, mas logo eu percebi que sim, tinha vários policiais em volta da praça, mas NENHUM deles estava lá para cuidar daquele bando de maconheiro. Pelo contrário, eles estavam protegendo o povo que estava celebrando o 4/20! Estranho pra você? E se eu te dissesse que um cara foi multado na minha frente, a alguns metros da manifestação, porque estava parado em lugar proibido?
“Ô dotô, não pode pará aqui não!”
“Como assim?!”
“Pois é, vou ter que te multar. Tem muita gente na praça hoje. Não pode parar não.”


A cara do sujeito era no mínimo perplexa. Provavelmente tão perplexa quanto a minha. Essa foi a primeira vez que vi policiais escolhendo entre o que é correto e a lei. Entre uma multa para um motorista distraído e uma lei estúpida que nem mesmo policiais acreditam. E eles escolherem certo.


-
Falcão (@pifalcao) out.
See you next week ;)