menu

links

5/21/2009

Quadrinhos com o Danibas

Bom, acredito que todo mundo no planeta tem alguém pra defender seus interesses, ou pelo menos um "alguém" fictício. Todo tipo de pessoa no mundo tem um super herói/heroina (ou super vilão/vilã caso seus interesses não sejam dos mais nobres) com quem se pode identificar, seja você alto, baixo, magro, gordo, comunista doidão, capitalista louco por dinheiro, luchador de lucha libre, nerd, freakzão, drogado, bêbado, enfim... o que for. Só procurar que você acha.
Infelizmente grande parte dos heróis mais interessante estão escondidos nos confins do mundo bizarro dos quadrinhos independentes. Salvando o mundo e ajudando as pessoas longe do "glamour" da mídia mainstream.

Porém de tempos em tempos alguns desses heróis obscuros conseguem reunir forças o bastante pra dar um empurrão no Super Homem e um chute no saco do Homem Aranha e se sobressair no meio do grande monopólio que é o mundo dos quadrinhos.
E é justamente desses empurradores e chutadores de saco que eu vou falar sobre aqui.
E pra estrear essa coluna, hoje falarei sobre um heroi Brasileiro que muitos devem conhecer, e que apesar de ser um pouco esquisito, é uma tocha inapagável de esperança no final do túnel para muita gente que precisa de ajuda no mundo caótico em que vivemos hoje em dia.
Obviamente estou falando do nosso querido e sempre presente:

Capitão Presença! Fuck Yeah!!


Fruto da imaginação do cartunista Arnaldo Branco, Capitão Presença foi inspirado no rei do baixo jornalismo carioca, Matias Maxxx, que também é criador da zine Tarja Preta, aonde o Presença estreou com as suas primeiras aventuras em 2003.

Junto de seus comparsas: Super Aba, Mané Bandeira e o seu fiel cão Malhado, Capitão Presença ajuda as pessoas em momentos de desespero ao mesmo tempo em que da pontadas em certos aspectos da sociedade peculiar em que vivemos e botando em pauta certas questões de interesse comum. Como por exemplo a velocidade com qual o papel de bíblia queima e o eterno problema de "trazer a seda, isqueiro e o dichavador, mas por hábito, esquecer do principal" (porra!).


Junto de sua estréia bem sucedida no circuito mainstream pela editora Conrad, Capitão Presença ja ganhou tributo por grandes nomes da musica nacional como Nação Zumbi, Mundo Livre, B Negão entre outros, varias homenagens por grandes cartunistas brasileiros, e até foi candidato a presidente. Além de também botar Arnaldo Branco no mapa como um dos grandes nomes do HQ nacional.


E agora gostaria de concluir a coluna de hoje com um pensamento: Imagino que muitos leitores do Capitão Presença e até mesmo as pessoas que conheceram ele hoje através desta coluna, gostariam de ter um super herói barbudo de capa verde pra nos ajudar em momentos de crise. Mas é importante lembrar que apesar dos pesares, todos nós temos o poder de ser o Presença e fazer a Preza pros nosso amigos, pais e familiares.
Portanto lembrem-se, todos temos um pouco de Presença dentro de nós.
Tipo Jesus Cristo, só que foda.


Danibas e Guarizo sendo o Danibas e o Guarizo.


- Daniel W.