menu

links

10/18/2011

FELIZ DIA DO MÉDICO

Pelo visto hoje é Dia do Médico, então vou falar sobre alguém muito especial que provavelmente é o doutor favorito de todos desse lado do monitor: o  Dr. André Romelle Young...




Ou somente Dr. Dre.

Conhecido por suas batidas bifudas e por ser um profundo apreciador das coisas verdes da vida, Dr. Dre começou sua carreira como DJ do grupo World Class Wreckin' Cru, aonde ele  já demonstrava uma certa mestreza nas pick-ups e um gosto peculiar por estetoscópios - embora realmente nunca tenha chegado perto da medicina.
Mas as coisas só foram realmente deslanchar quando, junto de seu companheiro de banda Yella, ele formou o grupo N.W.A., que também tinha como membros Ice Cube, Eazy E e MC Ren.  Todos nativos da cidade de Compton (que é considerada uma das cidades mais violentas dos EUA), o N.W.A. não poupava esforços em mostrar pra todo mundo como era a realidade que eles viviam. Com musicas como "Fuck the Police" e "Straight Outta Compton" virando praticamente hinos de uma geração, eles acabaram se tornando expoentes do que viria a ser o gangsta rap, gênero notório por sempre contar as coisas como elas realmente são, sem meias palavras.

Após alguns desentendimentos, resultando na saída de Ice Cube após o segundo álbum do grupo (Straight Outta Compton) e então na saída do Dr. Dre após o terceiro (Efil4Zaggin), o N.W.A. chega ao seu fim. Mas as coisas não pararam por aí pro nosso querido Doutor. Ao lado do empresário Suge Knight, eles montaram o selo Death Row Records que viria a lançar os maiores clássicos de hip hop do lado oeste do mapa.

Com um estilo de produção fortemente influenciado pelos grooves pesados do Parliament Funkadelic (lendário coletivo liderado pelo mendigo psicodélico intrerplanetário, George Clinton), Dr. Dre lançou seu primeiro álbum, The Chronic, que hoje em dia é considerado um dos melhores albums de hip-hop de todos os tempos. E de quebra, nessa brincadeira, acabou criando o que é conhecido como G-funk, estilo que ganhou seu nome devido aos samples de P-Funk utilizado nas musicas e conhecido por suas batidas arrastadas e múltiplas camadas de sintetizadores (synthzinhos malandros agudinhos? Pois é, G-funk).

Além de The Chronic, Dr. Dre também produziu o verdíssimo álbum Doggystyle do então jovem Snoop Doggy Dogg, além também músicas pro seu ex-companheiro de banda, Ice Cube, além da faixa "California Love" do Tupac, entre milhares de outras.
Mas após a saída do Dr. Dre devido a alguns desentendimentos (sim, mais), o assassinato de Tupac e a prisão de Suge Knight, a Death Row Records foi pro saco. Porém, isso não parou o intrépido Doutor, que então montou o selo Aftermath Entertainment, que viria a lançar grandes nomes do hip-hop como Eminem e 50 Cent, e é aonde ele foca suas atenções até hoje.

Com seu estilo único de produção, Dr. Dre ajudou a mudar a cara do hip-hop com uma bela injeção de groove, fazendo as pessoas sentirem o suingue e ao mesmo tempo jogando no mainstream uma realidade que até então era desconhecida e ignorada pela grande maioria. Portanto lembrem-se: Sempre ouçam o que o Doutor tem a dizer.



Texto por Daniel W., cartunista do blog Max Reebo